SACPB realiza curso para atendimento ao público PCD

Foto: ASCOM – SACPB

A Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB) promoveu, nesta sexta-feira (19), curso para atendimento à Pessoa Com Deficiência, destinado a todos os colaboradores das unidades. O treinamento, realizado no auditório da Prefeitura-Bairro Cabula, é uma parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE).

Cerca de 30 colaboradores puderam compreender melhor quais são os tipos de deficiência, tais como a intelectual, visual e auditiva, aprendendo quais são as barreiras que podem impedir a plena participação da pessoa com deficiência na sociedade e contando com dicas para uma melhor comunicação com as pessoas com deficiência.

Luciano Sandes, titular da SACPB, explica a importância da iniciativa: “Nós, que trabalhamos diariamente com o público, precisamos nos qualificar constantemente para receber melhor todos os cidadãos de Salvador. O curso de atendimento ao público PCD procura transmitir a necessidade de um atendimento mais empático, solidário e efetivo”, afirma.

Já André Maracajá, Diretor da Prefeitura-Bairro Cabula, destaca o sucesso da iniciativa: “Tivemos cerca de trinta pessoas presentes aqui hoje, que serão multiplicadores dessas lições e certamente promoveremos novos cursos para potencializar ainda mais esse conhecimento.”

Valquiris Bispo Ribeiro, porteiro da PB Cabula e um dos presentes no treinamento, pai de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garante que “iniciativas como essa são fundamentais para que as pessoas saibam como agir nos atendimentos”.

Outra participante foi Marilandi Oliveira Silva, atendente na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, que tem poliomielite e acredita que o curso é importante para melhorar ainda mais o atendimento PCD nas Prefeituras-Bairro.

Jocilvania de Souza Jesus, da PB Pau da Lima, se emocionou lembrando do filho, que tem baixa visão. Ela diz esperar que o curso chegue a todos os colaboradores, pois é muito importante se colocar no lugar do outro.

Texto: ASCOM – SACPB