Programa Saúde dos Olhos promove Dia D nesta quinta-feira (28)

Foto: ASCOM – SACPB

Acontece nesta quinta-feira (28), o Dia D da segunda etapa do programa Saúde dos Olhos. A iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com as Prefeituras-bairros, visa ampliar o acesso aos serviços de oftalmologia, possibilitando a prevenção e o tratamento de condições clínicas que acometem a visão. A abertura da ação acontecerá às 11 horas na Prefeitura-bairro Itapuã, na Av. Dorival Caymmi, quando a vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, fará o detalhamento da nova fase da estratégia. Estará presente também o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes.

“Estamos nesta segunda fase do Saúde dos Olhos com mais vagas e oportunidades para que as pessoas, através da prevenção, possam cuidar desse órgão tão importante e evitem complicações que podem levar a perda da visão. Com mais de 80 profissionais envolvidos, ampliamos o atendimento para facilitar o acesso e diminuir o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos, pois sabemos que quanto mais rápido resolvermos essas questões, maior é a chance de proporcionar uma vida de qualidade para nossa população”, destacou a vice-prefeita e secretária municipal da saúde da capital baiana, Ana Paula Matos.

A mobilização envolve oito sedes administrativas da Prefeitura localizadas nos bairros de Itapuã, Pau da Lima, Cajazeiras, Valéria, Subúrbio, Cidade Baixa, Liberdade e Cabula; bem como acontecerá nos bairros de Itapuã e Tancredo Neves, através do programa Saúde nos Bairros. Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa residir em Salvador e possuir guia de solicitação de consulta com oftalmologista ou comprovante de cadastro na fila de espera realizado através das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Os atendimentos de saúde representam cerca de 55% da demanda total das Prefeituras-Bairro. Por isso, trazer o ‘Saúde dos Olhos’ para dentro das nossas unidades tem uma grande importância. É uma maneira de tornar o atendimento ainda mais eficiente. Essa parceria com a SMS se mostra muito frutífera e vamos promover novos mutirões”, afirma Luciano Sandes, secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro.

Para a segunda fase do Saúde dos Olhos foram disponibilizadas 9 mil vagas de consultas especializadas, número seis vezes maior do que o ofertado no lançamento do programa, em junho. Apenas no Dia D, em 17 de junho, 13 prestadores contratualizados executaram, juntos, cerca de 1.500 consultas e exames oftalmológicos num único dia, além de encaminhamentos para tratamentos cirúrgicos e para matrícula para tratamento de glaucoma. Nesta primeira fase, 15 mil pessoas constavam na fila de espera da SMS. Hoje esse número é de 4 mil pessoas, uma redução de cerca de 63% da demanda.

Alerta – Através do programa Saúde dos Olhos, a Secretaria Municipal da Saúde visa também chamar atenção da população para a importância da cultura da prevenção. Isso porque, a maior parte do público só procura por auxílio médico ou especializado quando o problema já está em desenvolvimento ou em estado grave. Daí a importância de se fazer um check-up sempre que possível, prevenindo e também detectando doenças silenciosas que quando não detectadas precocemente, são muito perigosas à visão.

Muitas patologias sistêmicas podem causar problemas de visão. Pessoas diabéticas ou com doenças autoimunes, por exemplo, precisam consultar um oftalmologista regularmente porque, em longo prazo, essas doenças podem causar catarata, retinopatia diabética ou síndrome dos olhos secos. E o inverso também pode acontecer: algumas patologias podem ser descobertas durante um exame de olhos. Por isso, a SMS alerta que mesmo que não exista problema de vista aparente, o recomendado é ir ao oftalmologista uma vez por ano.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que, atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que a maioria dos casos poderiam ser evitados – entre 60% e 80% – ou dispõem de tratamento. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual. As doenças oftalmológicas podem ocorrer por diversos motivos, desde causas genéticas até hábitos de vida. Algumas enfermidades, a médio e longo prazo, podem acarretar problemas na visão e, em diagnósticos mais graves, até levar à cegueira.

SERVIÇO

O quê: Dia D da segunda etapa do Saúde dos Olhos (marcação de consultas oftalmológicas)
Quando: 28 de setembro de 2023
Horário: 11 horas na Prefeitura-bairro Itapuã
Documentos: documento de identificação pessoal, cartão sus de Salvador, requisição ou comprovante de cadastro da fila única
Locais de atendimento: Prefeituras-bairros (08): Itapuã, Pau da Lima, Cajazeiras, Valéria, Subúrbio, Cidade Baixa, Liberdade e Cabula e também nos bairros onde estarão funcionando o programa Saúde nos Bairros, nos bairros de Tancredo Neves e Itapuã.

Reportagem: SECOM