Prefeituras-Bairro alcançam marca de 500 mil atendimentos até agosto

Foto: Bruno Concha – SECOM

As Prefeituras-Bairro de Salvador alcançaram um importante marco em 2023, com mais de 500 mil atendimentos registrados desde o início do ano até o final de agosto. De acordo com Luciano Sandes, secretário municipal de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, a conquista reflete o compromisso contínuo da Prefeitura em melhorar o serviço prestado aos cidadãos. Aproximadamente 55% dos serviços procurados estão relacionados à área de Saúde.

O titular da pasta compartilhou a sua percepção sobre os desafios enfrentados e as estratégias implementadas para alcançar esse resultado. “Quando assumimos a secretaria, tínhamos alguns desafios, incluindo a melhoria do atendimento. Entendemos que as unidades das Prefeituras-Bairro são a porta de entrada para os cidadãos, e era fundamental oferecer um atendimento de excelência”, explicou Sandes.

Uma das primeiras medidas foi o lançamento de um amplo programa de treinamento para os atendentes, envolvendo mais de 300 pessoas em diversas áreas. Além disso, foi criada uma “miniprefeitura-bairro” dentro das unidades, equipada com guichês e computadores, onde os funcionários recebem treinamento prático.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, as Prefeituras-Bairro registraram quase 100 mil atendimentos adicionais. Sandes enfatizou que a infraestrutura física permaneceu a mesma, mas o treinamento desempenhou um papel crucial. “O treinamento foi fundamental para melhorar o tempo, a eficiência e a gentileza no atendimento. Quando você atende bem, o cidadão fica mais satisfeito”, destacou.

O secretário informou que a pesquisa realizada por meio dos totens do Fala Salvador aponta uma taxa de satisfação de 90% por parte das pessoas atendidas. “Nosso atendimento mais acolhedor está gerando resultados positivos”, pontuou.

Texto: SECOM