Prefeitura e Forças Armadas concluem 4ª Operação Cesta Básica com 9.862 famílias beneficiadas

Foto de Valter Pontes

A Prefeitura de Salvador concluiu a realização da 4ª Operação Cesta Básica, em pareceria com o Comando Conjunto Bahia, das Forças Armadas. Em duas semanas de operação, foram distribuídas 9.862 cestas para famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica inscritas no Cadastro Único.

Coordenada pela Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras–Bairro (SACPB) em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE), a operação envolveu diretamente mais de 200 funcionários da Prefeitura.

Técnicos do CRAS estiveram presentes em todos os pontos de entrega da operação recepcionando pessoas que não estavam cadastradas no CadÚnico. Nas duas semanas da operação, o CRAS registrou 1.281 atendimentos e 944 encaminhamentos.

Foram doze locais designados para serem pontos de distribuição das cestas. Na primeira semana os postos de distribuições foram Parque da Cidade; 19º Batalhão de Caçadores (19BC); Escola Municipal São Francisco de Assis, em Valéria; Praça da Juventude, em Canabrava; e Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa da Bahia (Assalba).

Já na segunda semana, as cestas foram distribuídas na Base da Guarda Municipal, na Avenida San Martin; Colégio da Polícia Militar da Bahia, na Ribeira; Paróquia Bom Jesus dos Milagres, em Cosme de Farias; Escola Municipal Eduardo Campos, em Águas Claras; Mercado Municipal de Cajazeiras; Base Naval de Aratu e Unidade de Acolhimento Vila Fraternidade, em Coutos.

O titular da SACPB, Humberto Viana, avaliou o resultado da ação: “Esse trabalho da Prefeitura é fundamental para a população. Em duas semanas distribuímos 9.862 cestas, que vão ajudar essas famílias em um momento de dificuldade decorrente da pandemia. A ação foi um sucesso, vamos seguir planejando e realizando novas operações para alcançar cada vez mais cidadãos. Quero agradecer a toda equipe que trabalhou constantemente e contribuiu para obtermos o resultado final”.

Maria Zélia Gomes de Freitas, 64 anos, foi uma das beneficiadas pela ação e não escondeu a alegria com o recebimento da cesta: “Sou costureira e nesse momento estou sem trabalhar por conta da pandemia, quando eu recebi a ligação da Prefeitura–Bairro me dizendo que tinha direito a cesta básica, fiquei tão feliz que na hora não pude conter a emoção, só tenho a agradecer a Prefeitura por essa oportunidade”, afirmou.

Cestas excedentes

Cerca de 20.000 pessoas foram cadastradas através do CadÚnico para o recebimento das cestas nesta 4ª Operação.

As cestas que não foram entregues serão distribuídas em áreas de difícil acesso, a partir de um levantamento feito pelas Prefeituras-Bairro. Ainda assim, havendo excedente de cestas, elas serão distribuídas em nova etapa da Operação Cesta Básica.