Pais e filhos aprovam Espaço Kids Bairrinho nas Prefeituras-Bairro de Salvador

Foto: Bruno Concha – SECOM

No cantinho ao fundo, dentro da Prefeitura-Bairro Itapuã (PB Itapuã), a parede e o chão brancos deram lugar ao colorido e ao lúdico. No chão, tapetes em EVA com letras, números e cores vivas e nas divisórias que separam o ambiente, desenhos de crianças, brinquedos e bonecas. Amanda Cafezeiro, de 7 anos, tem Síndrome de Down, estava com a mãe nesta quarta-feira (18) um pouco agitada e gritando, mas ao ver o espaço colorido, logo fixou os olhos, pegou na mão da mãe e a chamou para o local.

A área colorida e lúdica compõe, na verdade, o Espaço Kids Bairrinho, implantado neste Mês das Crianças em dez Prefeituras-Bairro de Salvador. O objetivo é justamente proporcionar um ambiente mais divertido para que os pequenos possam se entreter e interagir com outras crianças, enquanto os pais e responsáveis esperam pelo atendimento e realização do serviço que procuram.

“Eu achei ótimo! Amanda estava gritando lá do outro lado, quando viu aqui, ela disse: ‘venha, mamãe’. Agora está aí quietinha e eu estou aguardando aqui tranquilinha. Aqui é excelente, não tenho do que reclamar, todo mundo atende a gente muito bem e só não faz o serviço quando realmente não é possível”, disse Renilda Neves, 51 anos, mãe de Amanda. Ela foi à Prefeitura-Bairro atualizar o CadÚnico para dar continuidade ao recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

“As Prefeituras-Bairro contam agora com o Espaço Kids Bairrinho. Notamos a quantidade de crianças que frequentam as nossas unidades acompanhadas dos pais e mães e buscamos gerar maior conforto para essas pessoas. Enquanto os adultos estão realizando o atendimento, as crianças se divertem com os jogos, cadernos de pintura e muito mais”, frisa o titular da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Luciano Sandes.

Atendimentos – A PB Itapuã realiza uma média de 9 mil atendimentos mensais. Após a redução de casos da pandemia de Covid-19, houve um crescimento exponencial do número de atendimentos nas Prefeituras-Bairro, segundo os respectivos diretores das unidades. Alguns atendimentos, inclusive, são bem procurados por pais e responsáveis, a exemplo da inscrição e recadastramento no Programa Primeiro Passo, que visa garantir uma primeira infância melhor; atualização do CadÚnico, para o recebimento de benefícios sociais; e a solicitação de Cartão SUS, visto que os pais e responsáveis se dirigem às PBs para solicitar o documento dos filhos.

Thaís Landim, 40 anos, por exemplo, esteve na PB Itapuã com a filha Maria, de 2 anos, para pegar o cartão do Primeiro Passo. “Eu achei o espaço maravilhoso, pois distrai as crianças enquanto a gente está aguardando. As pessoas aqui são sempre muito solícitas e atenciosas e com esse espaço agora ficou melhor ainda. Quando ela viu os desenhos, o lápis de cor e a cadeirinha laranja do tamanhinho dela, se encantou. Ela já porque viu também outras crianças e já chamou de amiguinhas”, contou.

Humanização – Para o diretor da Prefeitura-Bairro de Itapuã, Danilo Farias, a implantação do espaço faz parte de uma humanização dos serviços. “Nós não só atendemos como acolhemos. Por exemplo, se o serviço não faz parte do Município, mas do Estado ou do Governo Federal, nós orientamos como o cidadão deve proceder, a quem procurar. São detalhes que humanizam, que fazem parte do acolhimento, trazendo a população para mais perto”, afirmou.

Reportagem: SECOM