Operação Cesta Básica beneficia 4.506 famílias em sua primeira semana

Foto de Valter Pontes

A Prefeitura de Salvador iniciou, na última terça-feira (20), a Operação Cesta Básica, visando atender pessoas que vivem em condição de extrema vulnerabilidade social e econômica. Cerca de 9.717 famílias foram cadastradas através do CadÚnico para o recebimento das cestas nesta primeira semana. Dentre estas, 4.506 foram buscar as cestas.

A Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB) coordena a operação, contando com aproximadamente 180 pessoas envolvidas diretamente na ação.

O titular da SACPB, Humberto Viana, celebrou o resultado obtido na primeira semana da operação: “Fechamos essa semana com dados bastante positivos, entregamos, entre os dias 20 e 22 de abril, 4.506 cestas para famílias com extrema necessidade, referente a primeira semana da operação. Nosso objetivo é aumentar esse número na segunda semana”.

Márcia Pimentel, desempregada, 49 anos, conta que quando recebeu a ligação informando o direito ao recebimento da cesta básica, não conteve a emoção: “Fiquei tão feliz quando soube que ia receber uma cesta básica. Eu e meu esposo estamos desempregados, tá tudo muito difícil, aí vem a Prefeitura e nos proporciona essa alegria, quero agradecer a Prefeitura por essa iniciativa, o atendimento foi ótimo, tranquilo, muito organizado e principalmente sem aglomerações”, disse.

Nessa primeira semana de operação, os postos de distribuição foram: Parque da Cidade; 19º Batalhão de Caçadores (19BC); Escola Municipal São Francisco de Assis, em Valéria; Praça da Juventude, em Canabrava; e Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa da Bahia (Assalba).

Próxima etapa

A segunda semana de entrega das cestas básicas ocorre entre os dias 27 e 29 de abril, nos seguintes pontos: Base da Guarda Municipal, na Avenida San Martin; Colégio da Polícia Militar da Bahia, na Ribeira; Paróquia Bom Jesus dos Milagres, em Cosme de Farias; Escola Municipal Eduardo Campos, em Águas Claras; Mercado Municipal de Cajazeiras; Base Naval de Aratu e Unidade de Acolhimento Vila Fraternidade, em Coutos.

Coordenada pela SACPB, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), a operação será concluída no final de abril.

Verifique o benefício

É possível identificar quem tem direito às cestas acessando o site www.salvadorportodos.salvador.ba.gov.br/cestabasica. No link, também dá para fazer o agendamento do dia de retirada.