Evento no Pelourinho oferece serviços das Prefeituras-Bairro e do Tribunal de Justiça para a população até quinta-feira (14)

Foto: Bruno Concha – SECOM

Desta terça-feira (12) até a próxima quinta-feira (14), a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), vai ofertar uma série de serviços de forma gratuita para a população de Salvador. O evento ocorre no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, das 9h às 16h.

Denominado “Prefeitura-Bairro Vai Até Você”, o projeto oferece serviços como o balcão da ouvidoria, que permitirá ao cidadão registrar as suas demandas e sugestões para a administração municipal, além de atendimento do CadÚnico e pesquisa por vagas de emprego através da intermediação do SIMM.

Outros serviços disponíveis incluem o pedido de atuação da Codesal, além de informações sobre Primeiro Passo, bem como receber suporte da Codecon em relação a questões de defesa do consumidor. No local também serão oferecidos serviços do TJ-BA, como investigação de paternidade e orientação jurídica.

De acordo com o secretário da SACPB, Luciano Sandes, a ideia é levar os serviços das Prefeituras-Bairro para mais perto dos cidadãos, tornando as estruturas mais itinerantes. “A gente fez essa parceria com o TJ-BA, que tem como tema a paternidade responsável, e agregamos também serviços que são ofertados nas PBs, trazendo-os para a rua. Hoje, estamos trazendo uma novidade, que são os projetos de arquitetura para interesse popular, da Seinfra”, disse.

Segundo Sandes, o retorno da população é sempre positivo. Na última edição do projeto Prefeitura-Bairro Vai Até Você, realizada em Cajazeiras, foram mais de 1,5 mil pessoas atendidas em dois dias.

O juiz Gustavo Telles, coordenador do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito (Cejusc), conta que a instituição tem tornado itinerante o projeto de investigação de paternidade, denominado de Pai Presente, com a realização de mutirões em diversos bairros da cidade.

“Estamos sempre apoiando esses projetos, sempre juntos com a gestão municipal. Nós temos um mapeamento dos bairros com maior demanda. Nesta região (do Centro Histórico). que é populosa, acreditamos que terá uma grande procura”, disse o juiz.

Atendimento – Moradora da Federação, a vendedora autônoma Valcrizia Lorenzo, de 56 anos, conta que ficou sabendo da ação através de uma amiga. “Ela me mandou o link e como tenho uns exames pra fazer e atualizar meu CadÚnico, vim até aqui. Parabenizo a Prefeitura pelo serviço mais perto da gente. É uma ótima oportunidade e estou feliz que consegui resolver tudo”, disse.

Vindo de Pirajá, o ajudante de pedreiro Gilvan Junior, de 31 anos, também ficou sabendo do evento por vizinhos. “Vim procurando vaga no Simm e também para fazer o meu cadastro no CadÚnico. Aqui o atendimento é garantido e tem nota 10. Faço questão de sair de Pirajá para esse serviço”, disse.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS

12/09/2023