Baixa dos Sapateiros ganha praça requalificada e celebra anúncio de novas intervenções

Quem transita pelo centro antigo da capital tem agora um novo atrativo na região: a Praça dos Veteranos, localizada na Baixa dos Sapateiros, e que foi entregue completamente requalificada aos soteropolitanos na noite de terça-feira (10). O espaço de lazer e convivência promete ser um novo ponto de encontro para a comunidade e contou com um projeto único para aproveitar a extensa área de mais de 1,7 mil m².

Estiveram ao lado do prefeito Bruno Reis, na solenidade de entrega do equipamento, o titular da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros/BA, Adson Marchesine, entre outras autoridades. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou que a Praça dos Veteranos foi solicitada pelos moradores através do Ouvindo Nosso Bairro, o maior programa de consulta popular do país e que é uma conquista de toda Salvador.

“Temos praças espalhadas por toda a cidade, tanto nos lugares mais distantes como aqui no centro. São obras pedidas pelas comunidades e que conseguem elevar a autoestima dos cidadãos e fazer com que quem usa tenha seu momento de entretenimento e lazer. Esta praça foi a terceira mais votada do programa e a obra mais votada no bairro”, explicou Reis.

Novas ações – O prefeito afirmou que a entrega desta obra, que teve investimento municipal de R$609 mil, soma-se às várias outras entregas feitas pela gestão na região. “Precisamos trabalhar muito e acelerar o passo para tirar do papel para melhorar a vida dos cidadãos”, completou.

Dentre as novas intervenções que a Prefeitura irá executar em breve está a implantação de uma escola na Ladeira da Praça. Também será estabelecido, em um casarão próximo, um espaço intitulado de Mundo da Criança, no qual o projeto está sendo executado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Bruno Reis também anunciou que será realizada a recuperação do Mercado de Santa Bárbara.

Infraestrutura completa – A praça ganhou mobiliário produzido pela fábrica da Desal, que geram uma economia para a cidade e são mais atrativos aos cidadãos. Quem for conferir o espaço também poderá desfrutar de academias de ginástica e saúde, para exercitar o corpo e interagir com a comunidade.

Com a reforma, a praça ganhou um espaço infantil que integra o projeto de “praças da primeira infância”. O projeto busca incluir nos espaços públicos brinquedos acessíveis voltados para crianças de zero a seis anos. O objetivo é proporcionar mais inclusão e liberdade para os pequenos durante o momento de lazer. No local também foi instalado o parque infantil já tradicional implantado nas demais áreas de lazer da cidade.

A moradora e presidente da Associação de Moradores do Centro e Adjacências, Claudia Gesteira, afirmou que está maravilhada com o espaço de lazer. Com a proximidade do Dia das Crianças, o local já vai receber esta semana uma ação comemorativa dedicada ao público infantil. “A praça estava abandonada e super acabada há muitos anos. Essa obra trouxe uma luz para o centro da cidade e todos nós estamos adorando. Estamos nos sentindo muito valorizados. Já temos programação para a praça”, contou.

Balanço – Em pouco mais de dois anos da atual gestão municipal, a Prefeitura já entregou 388 praças construídas ou requalificadas em diversos cantos da capital baiana. O intuito é devolver o espaço público aos cidadãos, promovendo o bem-estar aos moradores e ajudando inclusive a fomentar a economia local dos bairros.

Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS