Logo Prefeitura de Salvador

Ouvindo Nosso Bairro

O Ouvindo Nosso Bairro é um projeto que visa direcionar as ações da Prefeitura Municipal de Salvador para as demandas mais importantes das comunidades locais. Isso, através de reuniões públicas regulares, onde representantes de conselhos comunitários, Prefeitura e sociedade civil, elegem os principais pleitos de cada comunidade, por bairro. A ordem de prioridade na execução de obras obedece ao critério de maior quantidade de votos. Vale ressaltar, que todo cidadão de Salvador pode participar da votação mediante apresentação de documento de identificação.  

O projeto se originou devido à diretriz de aproximar a administração pública do dia a dia do cidadão, em um processo interativo permanente, para que ele possa expor suas ideias e reivindicações. Outra circunstância que reforça a importância do Ouvindo Nosso Bairro é a desigualdade social e ausência de cultura prévia de gestão. O ONB, portanto, agindo incisivamente sobre as obras majoritárias eleitas pela população, auxilia no processo de organização estrutural da cidade e na melhoria da qualidade de vida de seus moradores. A população pode acompanhar as obras e votar, através do aplicativo para Androi e IOS, também chamado de Ouvindo Nosso Bairro. 

As intervenções realizadas pelo projeto abrangem: área de lazer, com construções de quadras e campos de futebol, além de parques infantis; transporte, mediante recapeamentos asfálticos e construção de abrigos de ponto de ônibus; saúde, através de limpeza de canais e construção de academias ao ar livre; e segurança, com melhoria de iluminação pública, construção de geomantas e urbanização em torno de campos de futebol.    

O sucesso do programa resultou na aprovação do projeto de Lei nº 355/2017, que instituiu o Ouvindo Nosso Bairro na Câmara Municipal de Vereadores de Salvador, garantindo que os próximos gestores municipais deem continuidade à iniciativa.

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content